quinta-feira, 25 de maio de 2017

Problemas na estrutura física da Casa de Saúde Senador Antônio Farias, obriga governo municipal a tomar medidas emergenciais


As intensas chuvas que caem no município de Buíque desde o início da semana, revelaram as péssimas condições estruturais da Casa de Saúde Senador Antônio Farias. Na manhã de hoje, o diretor da APEVISA (Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária), Dr. Jaime Brito, e sua equipe, visitaram a unidade e constataram os graves problemas estruturais do local, que põe em risco a vida dos profissionais e da população que precisa dos serviços daquela unidade de saúde. Na visita, a equipe da APEVISA foi acompanhada do prefeito Arquimedes Valença, pela secretária de saúde Janice Rodrigues e pela diretora da Casa de Saúde Wanessa Cavalcante.

“Assumimos o governo e nos deparamos com a Casa de Saúde interditada. De imediato, atendemos todas as recomendações da vigilância sanitária e conseguimos reabrir a unidade para os serviços de urgência e emergência. Além disso, nesse curto período de tempo, já conseguimos implantar a escala dos servidores plantonista, e hoje a unidade dispõe de médicos e enfermeiros todos os dias, em escala de 24h. Ainda equipamos a unidade para assistência aos pacientes, aumentamos a oferta de medicações, e regularizamos a colete semanal do lixo hospitalar, com contratação de empresa especializada”, informa a diretora Wanessa Cavalcante.


Constatando as péssimas condições estruturais da unidade, a equipe da APEVISA recomendou a suspensão das atividades na Casa de Saúde, e sugeriu que a prefeitura disponibilizasse, em caráter de urgência, um local que reunisse as condições necessárias para que os profissionais pudessem manter o atendimento a uma média de 120 pessoas por dia.


“Diante dos graves problemas estruturais encontrados na Casa de Saúde, decidimos que provisoriamente, os atendimentos nesse período, serão no Posto de Saúde da Vila São José, inaugurado no início do mês de maio. A Secretaria de Saúde já estava se articulando para alugar um local adequado, já que o prédio deverá passar por uma reforma muito em breve, e divido os problemas causados pela falta de manutenção nessa última década, aliado as chuvas que caem em nosso município, agravando o problemas, fomos obrigados a tomar essas medidas emergenciais, com a autorização do prefeito Arquimedes”, explica a secretária de saúde Janice Rodrigues.


Para solucionar definitivamente esse problema histórico da Casa de Saúde, o prefeito Arquimedes conseguiu uma emenda parlamentar de cerca de R$ 1 milhão, que será destinada a reforma e ampliação da unidade, que ganhará um bloco cirúrgico.

Confira mais imagens dos problemas causados pelas últimas chuvas na Casa de Saúde Senador Antônio Farias.







Nenhum comentário:

Postar um comentário