segunda-feira, 16 de novembro de 2020

Pedra: Júnior Vaz desbanca o prefeito Osório Filho com uma vitória maiúscula



Com uma diferença de 1.776 votos, o vereador Júnior Vaz (Avante) devolveu com sobras, a derrota sofrida pelo grupo vermelho nas eleições de 2016, quando o então prefeito Zeca Vaz foi derrotado pelo atual prefeito Osório Filho (PSB) por uma diferença de pouco mais que 1.600 votos, impedindo Zeca de carimbar o seu quarto mandato e se tornar o recordista do município.

Com uma administração marcada por vários rompimentos políticos, atrasos de pagamento de funcionário e inúmeras promessas de campanha não cumpridas, o grupo laranja, liderado pelo prefeito Osório, viu o fortalecimento do rival e a ascensão de um político comedido nas palavras, mas famoso pela sua seriedade, lealdade e principalmente cumpridor dos seus compromissos.

O vereador e ex-presidente da Câmara Júnior Vaz foi o escolhido do ex-prefeito Zeca para sucedê-lo na briga pela reconquista da cadeira mais cobiçada do município e devolver a derrota sofrida em 2016. No início desse ano, a morte repentina do ex-prefeito pegou os pedrenses de surpresa e comoveu a todos. O fato deu um novo rumo a política local e fortaleceu o grupo, que não mediu esforços para conquistar a vitória nas urnas e dedica-la ao saudoso Zeca Vaz.

Um outro fato que fortaleceu o palanque de Júnior foi a adesão dos vereadores Gó do Alegre (Avante) e Tinan (Avante), que abandonaram o barco do atual prefeito, alegando que o jeito Osório de governar é muito diferente das promessas que ele pregava em 2016, quando pretendia chegar ao poder. 

Desses dois vereadores, o atual presidente da Câmara Tinan assumiu a vaga de vice na chapa que sagou-se vitoriosa na noite de ontem, com 8.031 votos (56,22%), contra 6.255 (43,78%) do candidato derrotado, o prefeito Osório Filho. A eleição em Pedra teve 21,45% de abstenção, 1,47% de votos brancos e 4,17% de votos nulos.

O resultado das urnas, levando em consideração a margem de erro, que era de 5,5%, bateu com os números da última pesquisa do Instituto Múltipla, divulgada na reta final da campanha e contestada pelos apoiadores de Osório. No levantamento científico, Júnior aparecia com 59% das intenções de voto, contra 41% do prefeito Osório Filho.

Um comentário: