quinta-feira, 20 de abril de 2017

Buíque dá inicio a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe


Começou ontem (quarta-feira, 19 de abril) a Campanha de Vacinação contra a gripe em Buíque. A princípio, serão vacinados os trabalhadores de saúde do município e a partir de segunda-feira, dia 24, a população deve procurar as unidades de saúde mais próximas de casa, munida da Caderneta de Vacinação, do Cartão do SUS, RG ou CPF.

A 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza é coordenada na cidade, pelo Programa Municipal de Imunizações. 
A campanha vai até 26 de maio, e o dia de mobilização nacional, o dia D, está marcado para 13 de maio (sábado), quando todas as Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) estarão funcionando até às 17hs.

O público-alvo para esta edição é formado por Crianças de seis meses a menores que cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias); Gestantes; Puérperas (mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto); Idosos (a partir de 60 anos); Trabalhadores de Saúde; Povos Indígenas; Pessoas Privadas de Liberdade e Funcionários do Sistema Prisional; Portadores de Doenças Crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade; Professores de escolas públicas ou privadas.

A meta é atingir 90% de cada público alvo, o que representa um total de pouco mais de 15.000 pessoas na cidade e zona rural. Este ano, a novidade da campanha é a inclusão dos professores da rede pública e privada no público alvo, com direito a receber a imunização gratuitamente no SUS. Mas no ato na vacinação o professor deverá apresentar o comprovante (Carteira de Trabalho, contracheque ou crachá) e estar na ativa. 

Ontem em reunião com os enfermeiros e vacinadores das unidades, a coordenadora do Programa de Imunizações, Dra Michelle Novaes, empenho de toda a equipe. 
A vacina disponível no SUS protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no país: A/H1N1; A/H3N2 e Influenza B. 

A contraindicação é para quem tem alergia severa a ovo ou apresentou reação anafilática em dose anterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário