segunda-feira, 17 de abril de 2017

Prefeitura inicia combate contra o mosquito da Dengue e pede a ajuda da população


Seguindo o ditado popular que diz que “prevenir é melhor do que remediar”, a Prefeitura de Buíque, através da Secretaria de Saúde, está montando uma verdadeira operação para evitar que as larvas do mosquito da Dengue criem asas e saiam por aí picando a população e transmitindo, além da Dengue, a zica e a temida chikungunya. De acordo com a secretária de Saúde Janice Rodrigues, todas as secretarias serão mobilizadas em um intensivo trabalho de combate as larvas do mosquito, através da conscientização nas residências, e principalmente nas escolas.


“Queremos evitar que acontece este ano, o que aconteceu no final de 2015, quando um verdadeiro surto de zica e principalmente chikungunya, tomou conta do município, levando inclusive, muita gente a óbito. Todo o governo municipal está pronto para combater esse mosquito, fazendo o principal, que é evitando que eles nasçam. Mas sabemos que só o empenho do poder público não é suficiente, precisamos mito da ajuda da população para vencermos essa guerra contra o mosquito da Dengue. Precisamos que cada um faça a sua parte”, disse a secretária.



Na última semana, uma verdadeira força tarefa, formada por profissionais de Secretaria de Saúde do município, comandada pelos agentes de endemias, percorreram toda a cidade em busca de possíveis focos do mosquito. Na operação, as equipes realizaram vistorias nas residências, em depósitos, terremos baldios e estabelecimentos comerciais. Uma atenção especial foi dada a inspeção em caixas d’águas, calhas e telhados. Ainda houve aplicação de larvicidas e inseticidas, além de orientações quanto à prevenção, tratamento de doenças infecciosas e recenseamento de animais.


A secretaria alerta que não basta apenas que o poder público municipal faça a parte dele. É necessário que a população também faça a sua, não deixando aguá parada, reservatórios abertos e lixo acumulado.

"A conscientização é a ajuda da população é de fundamental importância para que possamos vencer essa luta contra esse mosquito, que pode até matar o ser humano. O governo municipal, através da secretaria de saúde, em conjunto com as demais secretarias, está trabalhando incansavelmente para evitar que aconteça hoje, o que aconteceu em 2015, onde várias pessoas adoeceram e até morreram divido as doenças transmitidas por esse mosquito, especialmente a chikungunya", alertou o coordenador de vigilância em Edemias, Ismay Santos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário