terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Associação Comercial de Buíque (ACB), promove encontro visando alternativas para socorrer o comércio e evitar demissões


Preocupados com a queda nas vendas no comércio local e a diminuição da circulação de dinheiro no município, devido aos danos causados nos prédios das agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, após as últimas tentativas de assalto feitas por bandidos fortemente armados, os comerciantes que estão à frente da Associação Comercial  (ACB), promoveram na tarde dessa terça-feira (31), um encontro entre os colegas, os representantes das agências bancárias que prestam serviços no município, a presidenta da Câmara de Vereadores , Corina Galindo e o prefeito Arquimedes Valença, na intenção de encontrar soluções emergenciais, capazes de socorrer a classe, e principalmente evitar demissões.


Questionado sobre um prazo para reabertura do Banco do Brasil, depois de sofrer mais uma tentativa de roubo e ter parte das instalações físicas prejudicadas após uso de explosivos, o gerente Sérgio Campos não deu falsas esperanças. O gerente, que assumiu a agência local há uma semana, disse que o BB não tem nenhuma previsão para que isso aconteça. Ele lembrou que por ser um banco público, ações dessa natureza necessitam de licitação, “o que leva um certo tempo para acontecer”.


Uma das alternativas paliativas postas em discussão pelos comerciantes foi o aumento dos correspondentes bancários e dos limites para o pagamento de boletos, saques e depósitos nesses locais. Uma outra proposta, dessa vez sugerida pelo gerente foi um encontro entre os representantes da Associação Comercial, o prefeito do município, a presidente da Câmara e a superintendência do Banco do Brasil na cidade de Caruaru, como forma de pressionar a instituição bancária a agilizar os trabalhos de reforma do prédio onde funciona a agência.


Perguntado sobre as ações da prefeitura para impulsionar o comercio local, o prefeito Arquimedes Valença disse que a sua equipe administrativa e financeira está trabalhando em conjunto para que seja implantado no município um calendário de pagamento aos servidores municipais, e que esses pagamentos aconteçam três vezes a cada mês.

“Temos em mente e já conversamos com alguns comerciantes, para que o pagamento dos servidores da prefeitura seja realizado a cada dez dias, facilitando muito o aquecimento do comercio, com injeção frequente de dinheiro. Estamos trabalhando para que o mais breve possível, possamos viabilizar essas datas de pagamento”, disse Arquimedes.


Sobre as medidas do governo municipal para aumentar a segurança na cidade e dificultar as ações das quadrilhas de bandidos que há cada ação criminosa demonstra mais ousadia, Arquimedes disse que a sua equipe já estuda alternativas para dificultar a vida da bandidagem e garantir a segurança dos cidadãos buiquenses. Segundo o prefeito, ainda essa semana, começa os trabalhos de reposição de quase 600 lâmpadas dos postes, em todo o município. A medida visa tirar o município das trevas em que se encontra e proporcionar o mínimo de segurança à população.

Outra medida estudada pelo prefeito, é a instalação de câmeras de monitoramento em locais estratégicos da cidade, “para tentar combater e identificar aqueles que venham badernar na cidade”. O prefeito disse que estuda ainda a possibilidade de criar a guarda municipal armada, reforçando ainda mais a segurança da população, que não aguenta mais conviver com tanta insegurança.    

Secretaria de Saúde reabre o Centro de Especialidades e população comemora mais uma conquista da nova gestão


Após encontrar o local sem a mínima condição de atender a população, na manhã da segunda-feira (30), a prefeitura municipal de Buíque, através da secretaria de saúde, reabriu o Centro de Especialidades, garantindo ainda mais serviços de saúde aos buiquenses. A rápida cerimônia que marcou a reabertura da unidade de saúde, contou com a presença do prefeito Arquimedes Valença, do vice-prefeito Dílson Santos, da secretária de saúde Janice Rodrigues, da coordenadora do Centro de Especialidades Fabiana Cristina, do coordenador geral de gabinete Mário Jorge, da coordenadora dos NASF Janadilma Ramalho, além de a equipe da secretaria de saúde e populares.

“A demanda é muito grande e estamos fazendo o que podemos para atender a população, conseguirmos realizar o atendimento básico, encontramos tudo muito precário”, disse Fabiana.


De acordo com a coordenadora, a equipe de profissionais já está fazendo as marcações de consultas, e a partir de amanhã (1/2), estão disponíveis os atendimentos com ortopedista, nutricionista e médico de alto risco. Na próxima semana começa o atendimento com psicóloga. A secretária de saúde revelou que em breve o local disponibilizará atendimento com pediatra e cardiologia.


“Esperamos que sejam prestados os serviços necessários na saúde da nossa população, já que encontramos os serviços em total abandono. Temos como meta um atendimento de qualidade e humanizado, sabemos que o Centro é de grande importância para o nosso povo”, destacou a secretária.

O prefeito Arquimedes e o vice Dr. Dílson, acrescentaram em seus discursos, a felicidade em poder oferecer saúde ao povo de Buíque, como prometeram em campanha.

Quer ver como a antiga gestão entregou o Centro de Especialidades?

Vila do Carneiro ganha reforço no combate a escassez de água



Na Vila do Carneiro, pelo menos por enquanto, o a população não sofrerá mais com o problema de falta d'água. É que na manhã de hoje, uma ação conjunto das secretarias de obras e planejamento, resultou na perfuração de um poço artesiano, com 50 metros de profundidade e uma vazão de mais de 20 mil litros de água por hora. Segundo o seretário adjunto de planejamento, Anísio de Dedé, a água será bombeada até uma caixa d'água, que tem capacidade de armazenamento de 50 mil litros, e depois distribuída para as residências, acabando com o drama dos moradores da vila. 

No momento em que o líquido precioso começou a jorrar, estavam presentes o prefeito Arquimedes, o secretário de obras Lourenço Carmelo, o secretário adjunto de planejamento Anísio de Dedé e o vereador Peba do Carneiro.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Secretaria forma Conselho Municipal de Assistência Social


A Prefeitura de Buíque, através da Secretaria de Ação Social, realizou uma reunião no último dia 26 de janeiro para apresentar os membros do Conselho Municipal de Assistência Social. O Conselho é um órgão que reúne representantes do governo municipal e da sociedade civil para discutir, estabelecer normas e fiscalizar a prestação de serviços públicos e sociais do município.

Durante o encontro, Teófila Valença, Secretária de Ação Social, agradeceu a todos os conselheiros indicados pelas organizações não governamentais e pelo poder executivo municipal. E a partir daí deu início a eleição e formação da mesa. Ainda, na ocasião, Teófila se colocou a disposição para repassar as informações inerentes, bem como dispor a estrutura governamental para agilizar as ações básicas da assistência social especialmente aos mais carentes. Após a eleição a secretária deu posse aos eleitos e desejou que os mesmos, junto com toda a equipe possam desempenhar um bom trabalho e concluiu marcando uma próxima reunião para o dia 17 de fevereiro às 9hs.

Segue a lista com os nomes que formam o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS):

Presidente: Clécio Beserra da Silva
Vice-Presidente: Rafaella Soares Silva de França 
Primeiro Secretário(a): Advânia Sebastiana da Silva 
Segundo Secretário: José Cassiano de Araújo 
Secretário Executivo: Patric Aerre Façanha

Texto: Amanda Sampaio

Nomes como Marron Brasileiro, Marreta You Planeta, MC Troinha e Léo Santana, animarão o Carnaval 2017 em Buíque


Um carnaval com atrações musicais para todos os gostos. Assim está sendo considerada a Folia de Momo em Buíque, após a divulgação da grade oficial com os nomes dos artistas que animarão a festa, feita pelo prefeito Arquimedes Valença, em coletiva para a imprensa, na manhã dessa segunda-feira (30). Quem for curtir a folia na Terra do Vale, vai certamente se divertir muito e assistir a shows com artistas consagrados como o veterano Marron Brasileiro, o sucesso do momento MC Troinha e o fenômeno Léo Santana, ex-vocalista do Parangolé, que explodiu para o cenário musical brasileiro com o sucesso “Rebolation”.



Em 2017, o carnaval de Buíque volta a acontecer no seu antigo horário, começando às 14h e terminando às 22h. Exceto no domingo (26), que a festa começa um pouco mais cedo, às 13h, e termina às 22h. Nos quatro dias de carnaval, a folia sempre começa ao som do tradicional ritmo pernambucano, com a apresentação da Orquestra de Frevo Pernambucano.

De acordo com o prefeito Arquimedes, os recursos para realização do Carnaval 2017 são exclusivamente da prefeitura. O chefe do executivo municipal lembrou que há oito anos o município perdeu para Arcoverde a condição de Polo Cultural, deixando de receber os recursos do Governo do Estado para realização do evento. 



"Esse ano ainda não temos as condições financeiras necessárias para realizarmos o Carnaval que queremos, mas certamente iremos realizar um carnaval bem melhor do que os dos últimos anos. Vamos trabalhar para que Buíque volte a ser pólo do Governo do Estado e tenha novamente condições de receber recusos do Governo. A nossa pretensão é elevar o Carnaval de Buíque a um patamar que ninguém consiga acabar com ele novamente" disse o prefeito.



Segundo o produtor de eventos Patrick, o pátio de eventos São Sebastião, ganhará uma mega estrutura, com dois palcos, camarotes, barracas de bebidas e alimentação. Patrick já adiantou que no local da festa não será permitido a entrada de bebidas em recipente de vidro. A medida visa garantir ainda mais a segurança dos foliões locais e dos turistas de outros Estados, que já procuram informação sobre casas para alugar e reservas nas pousadas da cidade. Outra atração que volta ao cernaval buiquense, é o banho nos chuveirões, marca registrada do Carnaval buiquense.



A segurança também é uma das principais prioridades do governo municipal. E para que Buíque volte a ter o título de carnaval mais seguro do interior do Estado, a prefeitura já entrou em contato com o comando da Polícia Militar, para saber o contigente que será disponibilizado para o município nos quatro dias de festa, e as necessidades da estrutura física para os policiais, que esse ano contarão com o reforço de cerca de 100 seguranças particulares, contratados pela prefeitura.



Com a grade oficial em mãos, o prefeito Arquimedes anunciou que o "Carnaval da Folia e Magia" começa no Sábado de Zé Pereira (25), com a Orquestra de Frevo Pernambucano. Após os acordes do Orquestra, sobem ao palco a banda Vai de 3, o cantor Maciel Kuré, os meninos do Acadêmicos da Bahia e a galera do Voa, Voa, que tem nos vocais, o principal cover do cantor Bel Marques, ex-vocalista do Chiclete com Banana. Já no domingo, segundo dia de folia, a animação fica por conta do F5 Retrô, Os Frajolas, Acadêmicos da Bahia, e o grande nome da música baiana, o cantor Léo Santana, ex-vocalilsta da banda Parangolé.  



Na segunda-feira, a responsabilidade de manter a animação dos foliões fica por conta da Turma da Bregadeira, As Meninas e a banda Marreta You Planeta. Na terça, último dia de folia, quem começa a festa é Nanara Belo e Santa Dose. Em seguida vem Oh Sacode, Henrique Barbosa e Banda, Marron Brasileiro, com o seu repertório recheado de músicas da cultura pernambucana, e MC Troinha, o preferido de 10 em cada 10 jovens adolescentes.


sábado, 28 de janeiro de 2017

Cientistas criam metal de hidrogênio, após 100 anos de tentativas


Após 100 anos sonhando em transformar hidrogênio em metal, cientistas da Universidade de Harvard finalmente conseguiram criar uma pequena quantidade do material mais valioso do planeta.

O metal de hidrogênio é uma tecnologia revolucionária pois permite a criação de computadores super-rápidos, trens levitantes de alta velocidade e carros ultraeficientes, além de melhorar drasticamente quase qualquer coisa movida a energia. Além disso, o metal de hidrogênio também possibilitaria a exploração espacial de uma forma inédita.

Um dos responsáveis por essa conquista, o professor Isaac Silvera, disse ao The Independent: “Essa é a primeira amostra de metal de hidrogênio da Terra, então quando você olha para ela, você está olhando para algo que nunca existiu.” O pequeno pedaço de metal só pode ser visto através de dois diamantes que foram usados para amassar hidrogênio líquido a uma temperatura muito abaixo de zero. A pressão necessária foi imensa, muito maior do que a encontrada no centro da Terra.

A amostra está sendo mantida sob essa pressão, mas em breve, será levemente liberada. Acredita-se que o metal de hidrogênio ficará estável em temperatura ambiente. Se isso for comprovado, suas propriedades como supercondutor melhorariam tudo que funciona com energia. Ele também serviria como um combustível quatro vezes mais poderoso do que os que são encontrados hoje, então seria um propulsor de foguetes muito potente.

Porém, alguns cientistas acreditam que o metal de hidrogênio teria uma superfície instável e, com o tempo, pereceria. “Eu não quero tentar adivinhar nada, quero fazer experimentos”, disse o professor Silvera. “É uma conquista tremenda e, mesmo que só exista sob os diamantes de alta pressão, é uma descoberta fundamental e transformadora.”

Pesquisadores preveem agravamento da seca no Nordeste entre fevereiro e abril


A seca na Região Nordeste, que já dura cinco anos, deve se agravar ainda mais no período de fevereiro a abril, de acordo com a Previsão Climática Sazonal. O documento foi elaborado pelo Grupo de Trabalho em Previsão Climática Sazonal (GTPCS), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

As previsões indicam que neste ano haverá menos chuvas na região, causando preocupação com o quadro hídrico. Segundo o documento, a tendência é que os reservatórios do Nordeste não tenham recuperação significativa durante a estação chuvosa, uma vez que as precipitações devem ficar abaixo da média histórica.

Os pesquisadores alertam para o "acentuado risco" de esgotamento da água armazenada em represas e açudes, entre novembro deste ano e janeiro de 2018, nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, da Paraíba, de Pernambuco.

Pelo aumento do potencial de queimadas a partir de fevereiro, a estiagem na região do extremo norte da Região Norte também gera preocupação, especialmente nas áreas leste e nordeste de Roraima.

Isso deve ocorrer em função das temperaturas mais altas. A seca eleva o risco de focos de incêndio, que podem se alastrar por grandes áreas de floresta. "Se a cobertura vegetal diminui, o solo fica mais exposto e gera um aumento maior na temperatura. É um círculo vicioso", diz o coordenador-geral de Pesquisa e Desenvolvimento do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), José Marengo. O Cemaden é ligado ao MCTIC e tem participação no grupo de trabalho.

 Do DP.

Cármem Lúcia se impõe na condução da Lavajato e enquadra juiz Sérgio Moro


O site da revista Isto É traz uma reportagem que detalha toda a personalidade da presidente do Supremo Tribunal Federal e como ela colocou o Juiz Sérgio Moro no seu lugar. Abaixo um trecho da reportagem e o link para você acessar e ver a reportagem completa.

“Do Supremo cuido eu”

A morte em um fatídico acidente de avião do ministro Teori Zavascki, relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, acomodou uma nuvem cinzenta sobre futuro das investigações do maior esquema de corrupção já descoberto no País. Além de acumular em seu gabinete mais de 50 inquéritos e ações penais da Lava Jato, o ministro tinha em seu poder a explosiva delação premiada dos 77 executivos da Odebrecht. E estava prestes a homologá-la. 

Na esteira da tragédia, enquanto o meio político não só fazia figa para ganhar um fôlego, como já se articulava para jogar o fim do mundo para além das festas momescas, advogados da empreiteira manifestavam preocupação com um adiamento indefinido dos processos. Os procuradores, por seu turno, manifestavam dúvidas se o novo ministro relator reuniria condições técnicas e isenção ética para levar adiante a operação. 

Em meio a esse mar de incertezas, emerge como voz altiva da República a presidente do STF, Cármen Lúcia. Na última semana, coube à ministra avocar para si a condução da Lava Jato, acelerar a chamada “mãe de todas as delações” e assumir as rédeas do STF nas articulações para escolha dos novos ministro e relator. Foi como se as placas tectônicas, alvoroçadas em Brasília, se reacomodassem naturalmente, após o tsunami. A autoridade serena de Cármen e sua genuína firmeza, a se imporem perante o caos, ou a proximidade dele, bastaram. Fez-se a calmaria. 

Durante o velório de Teori, realizado em Porto Alegre (RS), a presidente do STF daria o primeiro e talvez mais contundente sinal de que, sim, ela mataria a crise que se avizinhava no peito. Em um dado momento, o juiz federal Sérgio Moro, responsável pela Lava Jato na primeira instância, cumprimentou a magistrada e comentou esperar que ela decidisse com serenidade a escolha do novo relator do caso. Ladeada por colegas, a ministra respondeu a Moro: “Do Supremo cuido eu”.

http://istoe.com.br/do-supremo-cuido-eu

Secretaria de obras trabalha a todo vapor e população já comemora as primeiras mudanças no município


Às vésperas de completar o primeiro mês da nova gestão, a população buiquense já sente os efeitos das ações do governo e não economiza nos elogios, principalmente nas redes sociais. Nesses primeiros dias de 2017, as os buiquenses passaram a conviver com homens e máquinas da secretaria de obras trabalhando na limpeza das ruas e no recolhimento de toneladas de entulho, que se espalhavam por toda a cidade. Coisa rara de se vê no município nos últimos anos. Alguns nem lembram mais quando testemunharam as máquinas da prefeitura fazendo o trabalho de limpeza e conservação das ruas.

Pensando especialmente no início do ano letivo, a secretária de obras começou também os trabalhos de recuperação das estradas vicinais. Essa semana, a patrol da prefeitura trabalhou na recuperação da via que liga Buíque a Vila do Catimbau. A estrada é estratégica para o município, por dá acesso ao Vale do Catimbau, um dos maiores parques arqueológicos do Brasil, considerado uma das 7 maravilhas de Pernambuco, e um dos locais onde mais se realiza pesquisas científicas no Estado, além de atrair turistas de todo o Brasil e até de outros países.

Na próxima semana, está previsto para começa os trabalhos de sinalização das ruas e pintura dos meio fios. De acordo com o diretor do departamento de transporte e trânsito do município, o policial aposentado Medeiros, já foi feito todo o mapeamento e o levantamento do material que precisa para que a sua equipe possa pôr a mão na massa e deixar a cidade de cara nova.
“Nesses últimos dias, a nossa equipe esteve nas ruas fazendo medições e identificando os locais que mais precisam de sinalização, como faixa de pedestre, acessibilidade para portadores de deficiência física, pintura em meio fio para identificar os locais em que é proibido ou permitido estacionar veículos, além de outros pequenos detalhes que contribuem para que possamos ter um trânsito mais seguro e condutores mais conscientes”, disse Medeiros.

Também está previsto para começar na próxima semana, a substituição das lâmpadas queimadas nos postes, em todo o município. Segundo levantamento da secretaria de obras, são cerca de 600 postes que precisam de substituição das lâmpadas em todo o município. Nesse início de trabalho, a prioridade será as principais ruas e praças do centro da cidade, além de o pátio de eventos Frei Damião, Q.G. do frevo nos quatro dias da folia de Momo no município. A ação visa, além de deixar as ruas mais bonitas, dar mais segurança à população.

Ainda está previsto para começar semana que vem, a operação tapa buracos nas ruas da cidade. Com mais essa ação, a prefeitura pretende recapear o trecho urbano da PE – 270, na entrada da cidade, no sentido Arcoverde. Esse pequeno trecho, há anos está em péssimas condições, com verdadeiras crateras abertas na pista, danificando veículos e aumentando muitos as chances de acidentes nesse local.     

Arcoverde recebe neste sábado (28) relicário de São Francisco de Assis

Os fiéis católicos de Arcoverde, particularmente da paróquia do São Geraldo, vão recepcionar na manhã deste sábado (28), às 09h00, o relicário de São Francisco de Assis, originário da Itália e que está no Brasil desde 2015 quando iniciou uma peregrinação por todo o País.

A imagem e o fragmento ósseo do santo veio da cidade italiana de Assis e passará por todas as fraternidades franciscanas até o ano de 2021, quando serão comemorados os 800 anos da Ordem Franciscana Secular.

A peregrinação começou por São Paulo, em setembro de 2015, e chega a Arcoverde no ano em que a Paróquia do São Geraldo que ainda comemora seus 25 anos de existência na Terra do Cardeal.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Agência do INSS completa seu primeiro ano em Buíque com muito o que se comemorar


Em seu primeiro ano de funcionamento em Buíque, o INSS, através dos seus funcionários, festeja a data e comemora os números positivos, que aquecem a economia local e proporciona uma melhor qualidade de vida a muitas pessoas que conseguiram se aposentar nesse período com mais conforto e comodidade. Segundo o gerente local Adolpho Carvalho, nesse curto período em que presta serviços no município, a agência já implantou quase 900 benefícios, sendo que a grande maioria são para moradores da zona rural, que passaram a receber um salário mínimo.

“Como temos uma grande maioria de benefícios rurais, com renda de um salário mínimo, calculamos que é injetado mensalmente na economia do município, quase R$ 800 mil por mês”, garante o gerente.


A agência celebra várias parcerias com o governo municipal, que vai desde a realização de palestras nos órgãos públicos, tirando dúvidas e melhorando o serviço de emissão de documento por parte das secretarias, a estudos técnicos e mapeamento dos problemas que mais afligem a saúde do homem do campo, “com benefícios de prestação continuada, os chamados amparo ao deficiente físico, fomentando uma situação mais dos Cras e Ação Social”.


A comemoração, que teve ainda o corte simbólico do bolo, contou com a presença do prefeito Arquimedes Valença. O chefe do executivo municipal parabenizou os funcionários pelos bons serviços prestados à população buiquense e garantiu o apoio e a parceria do poder público municipal nas ações que beneficiem e melhore a qualidade de vida da população.

Além do gerente, a agência dispõe de mais dois servidores administrativos, um vigilante e uma estagiária.

Prefeito Arquimedes recebe gerente da GRE/Arcoverde para discutir transporte escolar


Na última quarta-feira (25), o prefeito Arquimedes Valença, o secretário de educação Eronildo Lopes e a diretora de ensino do município Maria Aparecida Gomes, receberam a visita do gerente da GRE/Arcoverde, Reginaldo Amorim e do coordenador de planejamento Antunes Paes. Em pauta, a parceria entre estado e município, para garantir transporte escolar a todos os alunos da rede municipal quanto os da rede estadual.

“A parceria estado/município está garantida aqui em Buíque. Tanto o prefeito Arquimedes, quanto o secretário Eronildo, demonstraram muito interesse e disposição para garantir o transporte escolar para todos os alunos do município, seja da rede estadual ou municipal” disse Reginaldo.


Na reunião, foi informado que a equipe responsável pelos transportes do município está empenhada para garantir a ida a escola de todos os alunos, já no início das aulas, apesar de a frota de ônibus da prefeitura estar toda em manutenção, devido as más condições dos veículos.

Outro tema discutido na reunião, foi uma maneira de garantir que todos os alunos cheguem de fato à escola e não fiquem na rua ou invés de estarem assistindo as aulas. Uma das alternativas posta em discussão para tentar resolver esse problema, foi a possibilidade de todos os alunos desembarcarem nas proximidades de suas respectivas escolas.

Noites com mais atividades físicas na cidade de Buíque

A secretaria da juventude inovou mais uma vez e resolveu incentivar a população a adotar hábitos mais saudáveis e dá de vez adeus ao sedentarismo, porque afinal de conta, saúde é o que interessa... o resto não tem pressa!!! E para tanto, a secretaria da juventude, em conjunto com estudantes e profissionais de educação física estão promovendo aulas de aerodance e ginástica aeróbica, para pessoas de todas as idades, que estão dispostas a ter uma vida mais saudável e também cuidar da estética corporal.
As aulas acontecem todas as segundas e quintas-feiras, na Praça Major França, no centro da cidade, sempre a partir das 18h, com os instrutores e estudantes de educação física Eraldo Barbosa, Herika Karolayne e o coreógrafo Ayrton Avelino. Na estreia, na noite de ontem (26), a Praça recebeu muita gente e a novidade caiu rapinho no gosto da população, que elogiou muito a iniciativa da secretaria.
“Com mais essa ação da secretaria, esperamos proporcionar uma melhor qualidade de vida a população e contribuir para uma rotina de hábitos mais saudáveis. Na estreia do projeto, a participação popular nos surpreendeu e nos deixou a certeza que estamos no caminho. A nossa expectativa é que na próxima segunda-feira (30), o evento conte com a participação de ainda mais pessoas”, acredita o secretário Matheus Albuquerque.

Secretaria de Agricultura faz parceria com o Banco do Nordeste


Pensando em ajudar o agricultor endividado, a Secretaria de Agricultura de Buíque receberá a Agência Itinerante do Banco do Nordeste, no dia 01 de fevereiro às 9hs, na própria Secretaria. Segundo o secretário de agricultura, Aldyr Régis, os produtores endividados poderão obter um desconto de até 95% sob o saldo do financiamento contratado até 2011. O secretário pede que os produtores procurem uma Agência do Banco do Nordeste mais próxima, ou participe da Agência Itinerante para que regularizem suas dívidas e recuperem seus créditos e assim consigam novos investimentos em seus negócios.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Pesquisador da UFPE visita Buíque e garante que não há motivos para população se preocupar com nova espécie de morcego descoberta recentemente no Vale do Catimbau


A notícia sobre o resultado de uma pesquisa científica, veiculada nos principais meios de comunicação do Estado, sobre a descoberta de uma espécie raríssima de morcego, encontrada em uma das várias cavernas do Vale do Catimbau, vem criando polêmicas e causando medo, especialmente aos moradores próximos ao local da descoberta.

Para esclarecer o assunto e tranquiliza os moradores do município, além de turistas que frequentam as belezas de uma das sete maravilhas de Pernambuco, a secretária de saúde Janice Rodrigues e o vice-prefeito, o médico Dílson Santos, receberam na manhã de hoje, a visita do Professor do Departamento de Zoologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Enrico Bernard, para prestar esclarecimentos sobre o fato a população. Após uma longa conversar na secretária, o trio participou de uma entrevista na Rádio Buíque FM.


De acordo com o professor da UFPE, existem em todo o mundo, cerca de 1.500 espécies conhecidas de morcego, das quais 180 são encontradas no Brasil, e apenas 3 espécies se alimentam de sangue, sendo que apenas uma delas, essa descoberta no Vale Catimbau, provavelmente se alimenta de sangue humano também.

“Existe uma espécie, que é chamada Morcego Vampiro Comum que é amplamente distribuída no País, e existe também registros desse animal atacando gado, porcos, cavalos e eventualmente humanos. As outras duas espécies de morcegos são bem mais raras e muito pouco estudadas. E essa espécie especificamente que estudamos aqui no Vale do Catimbau, é a mais rara e a menos conhecida das três”. Explicou o professor.

Bernard conta que a espécie foi encontrada em uma caverna que vinha sendo estudada há três anos por pesquisadores da UFPE. No local foi encontrada uma pequena colônia dessa espécie de morcego, que é conhecida popularmente como Morcego Vampiro das Pernas Peludas. O professor disse que o mamífero é raríssimo, e por isso pouco se sabe sobre ele.


“Só para dá uma ideia da raridade dessa espécie, em 20 anos que eu trabalho com morcego, essa foi a primeira vez que vi essa espécie viva na minha frente. Eu nunca tinha visto esse bicho vivo antes, só ví em exemplares de museu”, conta o professor, que tranquilizou a população, lembrando que não há nenhum registro de mordedura de morcego no município, nem tão pouco pessoas procurando os órgãos de saúde, dizendo que foram mordidos por esses mamíferos.

Os pesquisadores coletaram amostras das fezes do animal e após análise em três delas, identificaram a presença de sangue humano. Uma das explicações mais prováveis, é que as presas naturais dessa espécie eram aves de grande porte, que desapareceram da região, e na falta dessas presas, os animais passaram a se alimentar do sangue de galinhas e provavelmente humanos também.

“Isso mostra que essa espécie pode está mudando a sua dieta para se adaptar a um novo cenário. Um cenário onde os animais nativos, dos quais eles se alimentavam, não estão mais presentes na nossa região. Então agora eles estão se alimentando de sangue de galinha, e eventualmente, de sangue humano também”, explica Enrico.

O Professor alerta que não se pode sair por aí matando os morcegos, porque eles prestam serviços ambientais fundamentais para o ser humano, comendo insetos, dispersando sementes de frutos e polinizam flores iguais as abelhas e os beija-flores, ele lembra da importância do Vale do Catimbau na área de pesquisas.

“Hoje o Vale do Catimbau é um dos locais de Pernambuco que mais tem pesquisa científica sendo realizada. A UFPE mantém um núcleo de pesquisa dentro do parque, um programa ecológico, temos dezenas de estudantes e pesquisadores fazendo pesquisas em várias áreas dentro do parque. Temos pesquisas com botânica, com fungos, com aves, com formigas, com mamíferos e com os morcegos”, revelou o professor.


O vice-prefeito Dr. Dílson Santos, reforçou as informações do professor quanto ao medo dos moradores com a nova descoberta. Segundo Dílson, não há motivo alguma para pânico e nem tão pouco receio em visitar o local. Já a secretária de saúde Janice Rodrigues, expressou a preocupação do governo com as notícias que foram veiculadas na mídia, e a necessidade de prestar os devidos esclarecimentos à população.


“Eu e Dr.  Dílson nos preocupamos, conversamos e chegamos à conclusão que precisávamos fazer esse convite ao professor Enrico, para que ele pudesse vir ao município e esclarecer alguns pontos a respeito desse tema, porque vimos que a população ficou um pouco aflita com a situação, e como nós não temos nenhum caso dessa natureza notificado no município, precisávamos que ele viesse aqui e prestasse todos os esclarecimentos sobre essa descoberta”, disse a secretária.  

Prefeito Arquimedes anuncia na próxima segunda-feira (30) as atrações do Carnaval 2017 e os trabalhos para realização do evento já estão a todo vapor


Na próxima segunda-feira (30), o prefeito Arquimedes Valença reúne blogueiros, radialistas e demais profissionais de comunicação da região, para anunciar oficialmente toda a estrutura, o tema, o formato e principalmente os nomes das atrações que animarão o principal evento festivo do município. A coletiva acontece no auditório da escola Engenheiro Klaysson de Freitas Araújo, antiga Recreação Infantil, e contará também com a presença de secretários municipais e demais profissionais envolvidos na realização do evento, que já foi considerado um dos maiores e melhores do interior do Estado. “Não estamos medindo esforços para realizarmos um carnaval a altura das nossas tradições”, disse o prefeito Arquimedes.



Os nomes das atrações musicais ainda não foram anunciadas, mas os profissionais responsáveis pela realização do evento já botaram a mão na massa. No início da semana, a secretária de finanças Telma Valença e o secretário de obras Lourenço Camelo, se reuniram com representantes da Celpe para firmar parcerias e garantir os serviços da empresa no evento.

“Viemos firmar parcerias para que corra tudo bem e o carnaval de Buíque aconteça com toda a segurança necessária, especialmente no que diz respeito a ligação dos camarotes, a forma de ligar e o aterramento das barracas, além da necessidade de a festa contar com um responsável técnico por essas instalações”, informou Wallace Mirelli, gestor da UTD Arcoverde.



Na reunião, o secretário de obras Lourenço Camelo informou que já foi feito o levantamento dos postes que estão com as lâmpadas apagados em todo o município. Segundo Lourenço, cerca de 600 precisam de reposição. O secretário informou que os trabalhos de reposição dessas lâmpadas irão começar em todo o município, começando pelas ruas do centro da cidade. Ele garantiu que até o carnaval, principalmente as ruas do centro e nas imediações do pátio de eventos Frei Damião, as lâmpadas estarão todas acesas e dando mais segurança à população e aos foliões que invadirão Buíque nos quatro dias da folia de Momo. Os representantes da Celpe informaram que desde 2015 o serviço de manutenção da rede elétrica do município ficou sob a responsabilidade da prefeitura.



Em outra reunião, que contou com a presença do secretário de turismos Esildo Barros e do empresário Patrick, foi discutido toda a estrutura de palco, camarotes, barracas, venda de alimento e bebidas, regras para comercialização dos produtos na área onde será realizada a festa, além de o tema do Carnaval 2017 e a decoração das ruas e do Pátio de eventos.



Na manhã dessa quinta-feira (26), a secretária de finanças Telma Valença, recebeu o Capitão da Polícia Militar Edimilson Vilar e o sargento Felipe Berna. Na reunião foi informado que o carnaval da Terra do Vale é de grade porte, o que torna necessário um contingente numeroso de policiais na cidade nos quatro dias de festa. Diante dessa informação, foi marcado para o dia 12 de fevereiro uma nova reunião em que será informado o efetivo que será disponibilizado para o município nesse período e os detalhes da parceria entre a Polícia Militar e a Prefeitura Municipal, para que Buíque volte a ter o título de carnaval mais seguro do interior de Pernambuco.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Prefeito Arquimedes articula recursos de emendas parlamentares com o deputado federal Marinaldo Rosendo



O prefeito Arquimedes Valença (PMDB) esteve na última terça-feira (24), no gabinete do deputado federal Marinaldo Rosendo (PSB), na Capital Pernambucana. Em pauta, a liberação de emendas parlamentares e obras de infra-estrutura para o município, como calçamento, drenagem e mais recursos para a saúde, pasta que vem recebendo muita atenção do gestor nesse primeiros dias de governo. Na reunião,  o prefeito estava acompanhado do ex-vereador e agora secretário adjunto de planejamento Anísio de Dedé.


“Nesta minha primeira legislatura já tive a felicidade de liberar mais de R$ 13 milhões em emendas parlamentares, que certamente ajudaram muitas cidades a realizar projetos importantes que eram reivindicados pela população. Quero continuar auxiliando as prefeituras, a trazer mais recursos e viabilizar ações do governo federal”, afirmou o parlamentar.

Reunião define primeiras ações do Departamento Municipal de Transporte e Trânsito de Buíque


Aconteceu na manhã de ontem (24), na secretaria de obras, a primeira reunião com a equipe responsável pelo Departamento de Transporte e Trânsito do município. Em pauta, as primeiras ações da pasta para melhorar o tráfego de veículos e a vida do pedestre nas ruas da cidade. Segundo Luiz Inácio de Medeiros, diretor executivo do departamento, na última semana a sua equipe fez o levantamento e colheu os dados que servirão de base para a identificação das prioridades nas vias públicas da cidade.


“Nesses últimos dias, a nossa equipe esteve nas ruas fazendo medições e identificando os locais que mais precisam de sinalização, como faixa de pedestre, acessibilidade para portadores de deficiência física, pintura em meio fio para identificar os locais em que é proibido ou permitido estacionar veículos, além de outros pequenos detalhes que contribuem para que possamos ter um trânsito mais seguro e condutores mais conscientes. Na próxima semana estaremos de volta as ruas, dessa vez para executar esses serviços. Queremos finalizar esse trabalho e deixar as principais ruas da nossa cidade devidamente sinalizadas até o carnaval”, disse Medeiros.

Na reunião foi discutido também o período em que serão realizadas as vistorias para a renovação dos alvarás dos transportes alternativos e a regulamentação do serviço de moto táxi no município. Para renovação do Alvará, as vistorias nos veículos acontecem de segunda à sexta, sempre das 8h às 12h, na secretaria de obras. Além de o transporte, o proprietário precisa estar munido de documentos pessoais e de todos os documentos do veículo.

Já a respeito dos motos taxistas, ficou acertado que em breve acontecerá uma reunião com representantes da categoria, onde será discutida as regras e condições para que os profissionais do ramo possam trabalhar dentro da legalidade, com condições de prestar um bom serviço à população, e também tenham direito a Placa de Aluguel.

Além de Medeiros, a equipe é formada pelos jovens Thullyo de Siqueira (Chefe da Divisão de Engenharia de Trânsito e Sinalização), Wesley Almeida (Coordenador de Fiscalização, Tráfego e Administração), Werlles Padilha (Coordenador de Educação Preventiva de Trânsito) e José Marcondes (Coordenador de Controle e Análise de Estatística de trânsito).

Segundo Medeiros, o departamento já estuda a possibilidade de disponibilizar agentes de trânsito, para orientar e fiscalizar os condutores de veículos, e a necessidade de implantar semáforos em locais estratégicos, especialmente no centro da cidade.