terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Micheliny Verunschk lança romance na Lira Cultural na próxima sexta-feira


A imagem de uma menina suicida enterrada vestida como santa, levou a escritora arcoverdense radicada em São Paulo Micheliny Verunschk a criar o ponto de partida para seu primeiro romance, chamado Nossa Teresa, vida e morte de uma santa suicida.

Publicada pela Editora Patuá e feita com uma bolsa literária da Petrobras, a obra será lançada em sua terra natal, Arcoverde, nesta sexta-feira, às 17h, na Livraria Lira Cultural, na Praça da Bandeira.

O livro trabalha o tabu do suicídio dentro da religião católica, em uma forma de homenagear e expurgar o próprio tema, segundo a autora revelou ao caderno de cultura do JC. Ela revelou a proximidade com o tema quando perdeu amigos e um ex-aluno que decidiram se matar. O livro é dedicado a eles.

Em uma análise filosófica a autora explicou que “o ser humano afasta o papel de Deus como responsável pela sua vida (e pela sua morte) e define, ele mesmo, o ponto final”. Ao JC ela disse que falar em suicídio dentro do universo da religião é revolucionário.

Sobre a narrativa e a linguagem da obra Micheliny revelou que “Encontrar um tom e um fôlego para um voo maior foi um desafio. Porque eu não queria uma trama direta, que eu resolveria talvez em cinco páginas. Eu queria que o leitor fosse enredado, seduzido. Precisava de um ‘canto de sereia’. E nisso, acho que a poesia me ajudou. Porque ela me auxiliou a descobrir a música dentro de uma narrativa longa”, aponta.

A autora - Micheliny Verunschk é autora do romance nossa Teresa – vida e morte de uma santa suicida – projeto com patrocínio da Petrobras Cultural. Também é autora dos livros Geografia Íntima do Deserto (Landy 2003), O Observador e o Nada (Edições Bagaço, 2003) e A Cartografia da Noite (Lumme Editor, 2010). Foi finalista, em 2004, ao prêmio Portugal Telecom como livro  Geografia Íntima do Deserto. 

É doutoranda em Comunicação e Semiótica e mestre em Literatura e Crítica Literária, ambos pela Pontifícia Universidade  Católica de São Paulo. O romance nossa Teresa - vida e morte de uma santa suicida - ganhou o Prêmio São Paulo de Literatura 2015 - categoria melhor romance de 2015 - autor estreante acima de 40 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário