segunda-feira, 29 de maio de 2017

Buíque lidera ranking das chuvas na região e previsão é de ainda mais chuva essa semana

As intensas chuvas que caem em todo o Estado desde a semana passada, trouxeram com elas a esperança de dias melhores para os nordestinos, especialmente aos moradores da zona rural dos municípios, que há anos vêm sofrendo com os efeitos da maior estiagem dos últimos 50 anos. De acordo com dados do Instituto Agrônomo de Pernambuco, até a última sexta-feira (26), o índice pluviométrico na região chegou a 1.267.5 milímetros.

Segundo dados do IPA, o município de Buíque é quem lidera o ranking das chuvas na região, com 208.8mm, seguido de Pedra com 167.1mm e Alagoinha com 159.3mm. Já no ranking dos municípios que menos choveu, Inajá lidera com apenas 28.5mm, seguido de Sertânia com 39.1mm.

A novidade não demorou para inundar as redes sociais. No último final de semana, quem acessou o facebook, o que mais viu foi fotos e vídeos de terras encharcadas, barragens cheias, rios com bastante água e chuvas intensas. Em Buíque, a barragem do Mulungu, que abastece, além da cidade, o povoado Tanque e a vila Gunumby, têm o seu volume de água aumentado a cada dia. Já o rio Mororó, que corta a vila Guanumby, voltou a fazer a alegria dos moradores daquela região, que há anos não viam um dos rios mais importantes do município com água.

Barragem do Mulungu recebe água todos os dias e já está quase meia

Se a previsão meteorológica se confirmar, essa semana ainda será de muita chuva na região, especialmente no município de Buíque. Com a novidade, a cidade recuperou a fama de fria, chuvosa e bastante aconchegante.  

Rio Mororó, que corta a vila Guanumby 

Nenhum comentário:

Postar um comentário