segunda-feira, 29 de maio de 2017

Barragem que abastece Buíque já atingiu 80% da sua capacidade de armazenamento


As fortes chuvas que caem em toda a região desde a semana passada, especialmente no município de Buíque, além de mudar radicalmente a paisagem e trazer de volta a esperança e o sorriso ao rosto do homem do campo, vêm também normalizando os reservatórios responsáveis pelo abastecimento d’água em vários município.

Em Buíque, a barragem do Mulungu, responsável pelo abastecimento da cidade, do povoado Tanque e da vila Guanumby, já opera com 80% da sua capacidade. Em 2014, o reservatório, que tem capacidade de armazenamento de 10 mil m², havia entrado em colapso.


Segundo dados da Compesa, os ventos começaram a sopra favoráveis ao município desde abril, quando as chuvas começaram a dar o ar da graça e elevou o nível de água à 14%, chegando logo depois à 20% da capacidade de armazenamento do reservatório.

O coordenador de distribuição Almir Gomes, explica que devido ao longo período em que a rede de distribuição ficou sem operar, alguns problemas foram criados. Ele garante que a Compesa está realizando testes para detectar esses problemas e solucioná-los o mais rápido possível. Almir comemora a volta a recuperação da barragem e a volta da água as torneiras dos consumidores.


“Após mais de dois anos em colapso, voltamos a operar quase na normalidade. Hoje os moradores da cidade têm 04 dias com água e 08 sem. Já realizamos alguns testes e muito em breve teremos 04 dias com água e apenas 06 sem água. Na vila Guanumby e no povoado Tanque, a Compesa disponibiliza 03 dias com água e 05 dias sem água”, informa o coordenador de distribuição.       

Nenhum comentário:

Postar um comentário