segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Prefeito Arquimedes dá posse aos primeiros convocados no concurso público de Buíque


Cumprindo o que vinha prometendo desde o início do ano, o prefeito Arquimedes Valença empossou os primeiros convocados no último concurso público, na manhã dessa segunda-feira (20), em cerimônia que aconteceu na escola Engenheiro Klaysson. Na última sexta-feira (17), a prefeitura publicou em sua página no facebook, o nome de 240 aprovados em vários cargos, que tomarão posse nos próximos dias. Nessa primeira etapa, devido a necessidade dos profissionais nesse início de ano letivo, assinaram o termo de posse e já foram localizados 48 professores do ensino fundamenta, do 1º ao 5º ano, 06 professores de educação infantil, 07 monitores de creche e 44 agentes de merenda e zeladoria escolar.

A novela do concurso público teve início no final do ano passado, quando o então prefeito Jonas Camêlo decidiu empossar todos os 352 aprovados nas vagas disponíveis. Nesse período, a conselheira substituta Alda Magalhães, deu favorecer favorável à Medica Cautelar, suspendendo as nomeações dos aprovados no concurso público, realizado pela prefeitura municipal.

Na decisão, a conselheira substituta impedia de o então prefeito, proceder com qualquer ato decorrente do Edital de nº 01/2016, “sobretudo de nomear e dar posse aos classificados”. Ainda de acordo com a decisão da Conselheira, as nomeações e posse dos aprovados, só deviria acontecer após a verificação da efetiva necessidade pessoal através de recadastramento feito pela nova gestão.

Mesmo com a proibição da justiça, o então prefeito Jonas decidiu seguir o mal exemplo do ex-presidente do Senado, Renan Calheiros, e descumpriu uma ordem judicial, dando posse a todos os aprovados no concurso. Como consequência, o ex-prefeito tornou-se alvo de investigação por parte do Ministério Público de Contas de Pernambuco, acusado de suposta prática de crimes de improbidade administrativa, ordenação de despesas não permitidas por lei e prevaricação, que é o crime cometido por funcionário público quando, indevidamente, este retarda ou deixa de praticar ato de ofício, ou pratica-o contra disposição legal expressa, visando satisfazer interesse pessoal.


Na cerimônia de posse, o prefeito deu as boas vidas aos novos funcionários públicos municipais e disse que estava à disposição de todos para qualquer informação. Em seguida, os novos servidores foram encaminhados a Secretaria de Educação onde foram localizados em seus devidos postos de trabalho.


Seguindo as orientações vigentes da legislação do edital, os concursados ocuparão as vagas por critérios de classificação. De acordo com o secretário de governo, Roberto Modesto, os demais cargos deem acompanhar os comunicados oficiais para que se apresentem nos dias respectivos as próximas etapas de posse. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário