sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Secretaria de Saúde comemora a reabertura do CAPS


Após a reabertura do centro de fisioterapia na terça-feira (7), na última quinta (8), a secretaria de saúde do município ganhou mais um reforço de peso, com a reabertura do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). A nova unidade de saúde, que é coordenada por Flávio Oliveira, está localizada na Rua Monsenhor Joseh Kehrle, número 63, próximo a secretaria de finanças, e conta na sua estrutura com coordenadora de saúde mental, enfermeira, pedagoga, artesã, digitador e cozinheira. No local, os 115 pacientes cadastrados têm o acompanhamento de médico psiquiatra, psicólogo, terapeuta ocupacional e assistente social, além de contar com oficinas em grupo.

“Nós temos hoje 115 pacientes cadastrados no CAPS. Os serviços oferecidos nesta unidade são exclusivamente para esses pacientes cadastrados. Nem todo paciente com transtorno mental se encaixa ao perfil do CAPS. Para detectar a real necessidade dos serviços da unidade de saúde, será realizada uma triagem e em seguida uma avaliação do médico psiquiatra, onde será definido o real perfil do paciente”, explica a enfermeira Sammyries.


Os pacientes são acompanhados por profissionais de diversas especialidades e recebem alimentação e medicamentos para o tratamento. No local, está previsto para acontecer ainda oficinas com profissionais de nível médio e superior (artesã e oficineiros).

Os pacientes que não se encaixarem no perfil exigido pelo programa, serão encaminhados ao centro de especialidades, onde receberão acompanhamento de médico psiquiatra, que realizará esse atendimento em média a cada três meses.

A cerimônia que marcou a reabertura desse importante braço da rede municipal de saúde, contou com a participação do vice-prefeito, o médico Dr. Dílson Santos, do coordenador geral de gabinete Mário Jorge, do secretário adjunto de planejamento Anísio de Dedé, e da secretária de saúde Janice Rodrigues. Na ocasião, a secretária destacou o empenho e o envolvimento de todos os profissionais de saúde do município, na luta diária para oferecer uma saúde de qualidade a população.

O CAPS funciona de segunda à sexta, sempre no horário de 8h às 16h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário