quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Câmara Municipal de Buíque tem renovação de mais de 60%

Dos 13 vereadores que cumprem mandato até 31 de dezembro, apenas 06 conseguiram a aprovação popular e irão legislar por mais 04 anos em Buíque. Nomes dados como certos pelos "cientistas políticos" locais e até legislador de sobrenome tradicional na política local, com vários mandatos no currículo, dessa vez não conseguiu renovar o mandato. 

Dos que ganharam uma nova chance e escaparam da degola, o atual presidente da Câmara, Felinho da Serrinha, foi o segundo mais votado, com 1.265 votos. André de Toinho, que vai exercer o seu terceiro mandato, ficou na 5ª colocação, com 910 votos. O recordista Dodó, que a partir de primeiro de janeiro do ano que vem vai exercer o seu 8º mandato consecutivo, foi o 7º colocado, com 868 votos. Logo atrás dele, na 8ª colocação, com 835 votos, ficou Peba do Carneiro, que vai exercer o seu segundo mandato. Os outros dois vereadores que conseguiram renovar o seu mandato foi Daídson Amorim, que ficou na 13ª colocação, com 768 votos, e o lanterninha Ernani Neto, que conquistou o seu terceiro mandato com 708 votos.

A lista dos que se despedem do legislativo em 31 de dezembro começa com o vereador Peba da Ribeira, que ficou na 18ª colocação, com 654 votos. Atrás dele ficou Melque do Catimbau, com 644 votos. Na 21ª colocação aparece o vereador Anísio de Dedé, com 627 votos, e na 22ª o vereador Edil França, com 604 votos. Com 05 mandatos consecutivos, o vereador Rômulo Camêlo se despede do legislativo em 31 de dezembro. Com apenas 602 votos, o tio do atual prefeito ficou na 23ª colocação. Damião Tomé, um dos homens de confiança da candidata derrotada no último domingo, ficou na 25ª colocação, com 543 votos, enquanto que Paulinho da Saúde foi o 28ª, com 467 votos.

A lista dos 15 eleitos trás muitos novatos e dois ex-vereadores que retornam a Casa Jorge Domingos Ramos. A estreante Corina de Modezio começou a sua vida pública com o pé direito, sendo a vereadora mais votada no pleito de 2016, com 1.510 votos. Outro estreante muito bem votado foi o jovem Leonardo de Gilberto, que conquistou o direito de ocupar uma cadeira na Câmara Municipal, com 1.104 votos, sendo o terceiro na lista dos mais votados. O 4º mais votado também é estreante na política, o enfermeiro Luiz Cristiano chega ao legislativo com 910 votos. Outro jovem que obteve sucesso nas urnas foi Dyego de Barão, que foi o 6º, com 906 votos.

As urnas mostraram que o Catimbau não aprovou o seu atual representante e resolveu apostar em um nome novo para defender os interesses daquela região pelos próximos 04 anos. Lá, em 31 de janeiro sai o jovem Melque do Catimbau e no dia primeiro de janeiro do ano que vem, quem toma posse é Euclides do Catimbau, que foi o 9º mais votado com 829 votos.

Quem também estreará no legislativo, a partir de janeiro, é o jovem Jordão Briano, que nas eleições de 2012 bateu na trave. Ele chega à Câmara com 816 votos. Já com 806 votos, quem retorna a Casa Jorge Domingos Ramos é a ex-vereadora Creusa Couto. Ela aparece na lista na 11ª colocação. A 12ª vaga ficou o jovem Elson da Lotação, com 799 votos. E a 14ª cadeira foi conquistada pelo ex-vereador Dão Tavares, com 717 votos.

Com o resultado final, dos 15 vereadores eleitos, o futuro prefeito Arquimedes Valença, por enquanto conta com 7: a campeã de votos Corina de Modezio, Dyego de Barão, Dodó, Peba do Carneiro, Euclides do Catimbau, Elson da Lotação e Daídson Amorim. Já do lado da candidato derrotada se elegeram Felinho da Serrinha, Leonardo de Gilberto, Enfermeiro Luis Cristiano, André de Toinho, Jordão Briano, Creusa Couto, Dão Tavares e Ernani Neto. 

Conversas de bastidores já sinalizam que ainda esse ano, alguns vereadores eleitos na coligação derrotada trocarão de lado e passaram a fazer parte da base governista. Alguém duvida? Façam suas apostas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário