domingo, 7 de maio de 2017

Buíque comemora os melhores 100 primeiros dias de uma gestão em toda a sua história política


Depois de ver um dos mais importantes municípios de Pernambuco figurar no ranking nacional como um dos que menos se desenvolvem no Brasil, ocupando a vergonhosa última colocação no Estado no quesito desenvolvimento, ruas e avenidas tomadas por lixo e repletas de buracos, o fim de suas principais festividades, obras abandonadas e uma saúde na U.T.I., quase em estado de óbito, os buiquenses começaram o ano de 2017 com a esperança renovada e a expectativa de que o município retome o crescimento e voltar a ser destaque no Estado. O motivo de tanto otimismo é a política implantada pelo prefeito Arquimedes desde de que iniciou o seu quarto mandato e deu início a uma série de ações que mudaram a cara do município e devolveram o orgulho a população.


Nos cem primeiros dias da nova gestão, homens e máquinas invadiras as ruas, avenidas e as estradas, numa verdadeira operação de reconstrução do município. Nesse curto período, inúmeros buracos foram tapados, na iluminação pública foram trocadas centenas de lâmpadas, aumentando a sensação de segurança da população, a Casa de Saúde Senador Antônio Farias foi reaberta para urgência e emergência, inclusive com atendimento médico. Nesse período também foram reabertos o Centro de Fisioterapia, o CRAS e o Centro de Especialidades Médicas. A saúde ainda comemora a reabertura dos PSFs, o reforço no estoque de remédio nas Unidades de Saúde, a contratação de novos profissionais e a aquisição de novas vacinas.


Para amenizar os efeitos devastadores da maior cerca dos últimos 100 anos, a secretaria de agricultura trabalha em parceria com o exército na operação carro pipa, e poços artesianos estão sendo perfurados no município. Na vila do Carneiro, por exemplo, um poço com vasão de mais de 20 mil litros por hora abastece as residências daquela localidade.


Na zona rural, homens e máquinas trabalham na recuperação das estradas. Localidades que há anos andavam esquecidas pelo poder público municipal, comemoram a volta das máquinas e a possibilidade de poder se locomoverem com mais comodidade pelas vias do município. O prefeito Arquimedes festeja também o retorno dos trabalhos de pavimentação da estrada que liga a cidade à Vila do Catimbau. A obra é um antigo sonho dos moradores, que apostam no crescimento do setor turístico, e consequentemente no aumento da renda, já que o turismo é um dos seguimentos que mais empregam e turbinam a economia do País.

Na educação, o prefeito recuperou praticamente toda a frota de ônibus usada no transporte dos alunos. Os veículos foram herdados da gestão anterior com pneus carecas, muitos sem bateria e com inúmeros defeitos mecânicos, devido à falta de manutenção. Isso sem falar que vários alunos perderam o ano letivo por falta de transporte escolar. Nesse início de gestão, o transporte escolar já foi regularizado, os alunos agora recebem merenda de qualidade e será iniciada a reforma e ampliação de 5 escolas do município, as primeiras de uma séria que serão ampliadas e reformada em todo o município.


Uma das promessas de campanha que também vem sendo cumprida à risca é o resgate dos grandes eventos festivos do município, abandonados pela antiga gestão. Em menos de dois meses de mandato, o prefeito Arquimedes conseguiu resgatar o tradicionalíssimo carnaval do município, devolvendo a Folia de Momo buiquense os títulos de maior, melhor e mais seguro carnaval do interior pernambucano. Buíque voltou a se destacar no cenário estadual, sendo notícia nas principais mídias do Estado.


Além do carnaval, o prefeito ainda resgatou os tradicionais novenários de Santo Antônio, no povoado Tanque, e o de São José, na vila do Catimbau. Para Arquimedes, a realização dessas é importante, principalmente para o aquecimento da economia local e a criação de empregos diretos e indiretos.

“Apesar da crise que o nosso País enfrenta e o caos que encontramos o município, já temos muito o que comemorar. Estamos em dia com o pagamento de todos os funcionários, seja os efetivos, comissionados ou contratados. Estamos em dia também com os fornecedores, e o que é melhor, estamos conseguindo, com muito trabalho, atender o anseio da população e fazer as mudanças que o município precisa para voltar a crescer e se desenvolver. Muita coisa ainda vem por aí, estamos só começando", garante o prefeito.


No início do ano, o prefeito Arquimedes foi a Brasília em busca de recursos para o município. Na peregrinação pelos ministérios e gabinete de deputados e senadores, Arquimedes recebeu a notícia do ministro da saúde Ricardo Barros, a notícia de que o município será contemplado com a construção de um Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), e uma Unidade Básica de Saúde (USB). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário