sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Secretaria de Agricultura articula ações no combate à seca em Buíque


Cercado diariamente por centenas de famílias que sofrem com a estiagem, o Secretário de Agricultura, Aldyr Régis, se desdobra para atender toda a população. Desde a primeira reunião com os Secretários a questão hídrica do município se tornou para a Prefeitura de Buíque, um desafio e uma prioridade.

Na tentativa de amenizar o sofrimento de milhares de agricultores, o Governo Federal, desenvolveu o projeto Operação PIPA, que tem como nome oficial Programa Emergencial de Distribuição de Água. Levando esse precioso líquido para consumo humano nas mais diversas áreas atingidas pela seca no Brasil. O Exército Brasileiro é responsável pela fiscalização e coordenação da distribuição da água nas áreas atingidas pela seca.


Para que a operação PIPA seja ativada no município, faz-se necessária uma parceria que envolve órgãos municipais, estaduais e federais. Ademais, é fundamental que o município tenha decretado situação de emergência ou estado de calamidade pública, após isso a situação de anormalidade deverá ser reconhecida por seu Governo Estadual e pelo Ministério da Integração Nacional, onde deverá ser criada uma comissão responsável por indicar as prioridades de atendimento dentro do município, assim como fiscalizar a execução da ação em parceria com o Exército Brasileiro. 


Sendo assim, a Prefeitura de Buíque, através da Secretaria de Agricultura, está garantindo que o programa PIPA alcance todas as regiões de Buíque. Em reunião na manhã de ontem (3), entre o Exército Brasileiro, a Defesa Civil, a Secretaria de Agricultura e os pipeiros, foi diagnosticado que o município está entre as cidades que mais se destaca no incentivo a respeito da execução dos trabalhos.

Em Buíque, cerca de oito mil pessoas são beneficiadas com mais de 95 Cisternas. Para garantir que não falte água para as famílias rurais, Aldyr, pediu a colaboração de todos os envolvidos no projeto. Além de solicitar mais 58 cisternas para completar a ação. E, a partir daí, serão atendidas por volta de 15 mil pessoas em toda região de Buíque.

Texto: Amanda Sampaio

Nenhum comentário:

Postar um comentário