sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Prefeito Arquimedes faz balanço do primeiro mês de gestão em entrevista na Rádio Buíque FM


Trinta dias após assumir a prefeitura pela quarta vez, no início da tarde dessa sexta-feira (3), o prefeito Arquimedes Valença ocupou os microfones da rádio Buíque FM, para fazer um balanço do primeiro mês do seu governo. Em entrevista à radialista Ágna Araújo, que durou quase uma hora, o prefeito abordou temas como as dificuldades na transição de governo, a situação dos bens móveis e imóveis da prefeitura encontrada pela nova gestão, as ações emergenciais para manter os serviços básicos oferecidos a população, as ações de combate à seca, o carnaval 2017 e o concurso público.


Perguntado sobre a transição de governo, o prefeito passou a bola para o então coordenador da comissão de transição Lenildo Santos. O coordenador contou que a antiga gestão não facilitou a vida da sua equipe. Segundo Lenildo, a equipe do então prefeito Jonas Camelo, não cumpriu os prazos de entrega da documentação necessária para se fazer um raio X da real situação financeira e administrativa do município. “Os ofícios que nós encaminhávamos, não recebíamos as informações solicitadas”, disse Lenildo.

As primeiras palavras do prefeito foram de agradecimento a população, que mais uma vez acreditou nas suas propostas de governo, e de reconhecimento ao empenho e a dedicação da sua equipe de governo. “Estamos todos com o mesmo pensamento, que é o de fazer o que é melhor para o município”, disse Arquimedes. O chefe do executivo municipal disse que assume o governo pena quarta vez, com o mesmo entusiasmo de quando tomou posse pela primeira vez, “com mais experiência, conhecimento e com a certeza de que tenho muito ainda a colaborar com o nosso município e a nossa população”.

A situação de abandono encontrado no município, como lixo e entulhos espalhados nas ruas e avenidas, ruas esburacadas, iluminação pública precária, prédios públicos em péssimas condições de conservação, estradas em más condições de conservação, animais soutos na cidade e na PE 270, além de a frota de veículos sem as mínimas condições de atender a população, foi abordado na entrevista.


Para solucionar esses problemas emergenciais, o prefeito determinou que toda a frota de maquinas da prefeitura saísse as ruas para fazer a limpeza e a remoção dos entulhos das ruas. A equipe da secretaria de obras já iniciou a operação tapa buracos, a pintura e revitalização dos prédios públicos, a recuperação das estradas vicinais, em breve começa a substituição de mais de 50 lâmpadas na cidade e nos distritos, além da retirada dos animais das ruas. Sobre esse último assunto, a secretaria de agricultura informou que o prazo para que os proprietários retirem os seus animais das ruas foi estendido por mais uns dias, mas já se nota uma diminuição considerável de animais nas ruas.

Perguntado sobre quais ações do governo no combate a estiagem considerada a pior dos últimos 100 anos, o prefeito Arquimedes informou que já foram publicados dois decretos declarando situação de emergência no município, e já iniciou a operação carro pipa na zona rural do município. Outra boa notícia, especialmente para o homem do campo, foi que a partir de março, os agricultores cadastrados no programa garantia safra receberão cinco parcelas de R$ 170,00, injetando quase R$ 5 milhões na economia local. No início dessa semana, a prefeitura perfurou um poço artesiano na vila do Carneiro, com uma vazão de 25 mil litros d’água, acabando com o problema de falta d’água na vila.

O prefeito destacou algumas ações de secretarias estratégicas para o governo municipal. Na pasta da saúde, a mais criticada na gestão passada, Arquimedes destacou a reabertura da casa de saúde Senado Antônio Farias para urgência e emergência, com atendimento médico. O prefeito lembrou ainda da chegada de mais dois médicos cubanos, que se juntarão aos outros sete que já trabalham no município a aquisição de medicamentos suficiente para os primeiros meses do ano, a reabertura do centro de especialidades, a reestruturação das equipes das Unidades Básicas de Saúde, a capacitação dos profissionais de saúde, o reforço das equipes com um veículo para cada uma, além da valorização dos profissionais, que a partir de agora terão à sua disposição, todas as condições para que possam prestar um bom atendimento à população. Já na secretaria de Ação Social, o prefeito destacou o agendamento para tirar a carteira de identidade (RG) e a capacitação dos profissionais.

Arquimedes falou da parceria firmada com o Sesc Ler Buíque, e das ações da secretaria da juventude que está agradando a população, como as aulas de aerodance e ginástica aeróbica. As aulas acontecem todas as noites de segunda e quintas-feiras, na Praça Major França, no centro da cidade.

Assunto mais comentado no município nos últimos dias, o concurso público não foi esquecido pelo prefeito, que garantiu que não quer prejudicar ninguém e que todos os aprovados nas vagas serão chamados, obedecendo as necessidades do município.

“Quero dizer aqueles que fizeram o concurso, passaram e têm as suas vagas garantidas: não precisam se preocupar. Pedimos só um pouco de tempo para que as coisas aconteçam com compromisso e responsabilidade. Todas as pessoas que fizeram o concurso sabem dos critérios e que esses critérios têm que ser respeitados. Todos os concursados fiquem certos que serão chamados dentro das vagas. Sei que todos que fizeram o concurso querem trabalhar e nós estamos ansiosos para termos esse pessoal trabalhando com a gente, porque sabemos que eles vêm com garra e vontade”, garantiu o prefeito.

O prefeito finalizou a entrevista falando sobre carnaval 2017 e convidando a população para comparecer ao maior evento festivo do município. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário