A única casa Legislativa de Pernambuco a onde 50% de seus integrantes são do sexo feminino (5), a Casa James Pacheco deverá ter em sua presidência uma mulher, quebrando um ciclo de presidente homens que vem há décadas.
Nas eleições do último dia 2 de outubro, os eleitores arcoverdenses elegeram cinco candidatas vereadoras: Célia Cardoso (PSB), Cleriane Medeiros (PRTB) e Luiza Margarida (PMDB), reeleitas; Cybele Brito (PP) e Zirleide Monteiro (PTB), estreantes. Os outros cinco integrantes da câmara são os vereadores: Everaldo Lira (PMDB), reeleito; Siqueirinha (PSB), Heriberto do Sacolão (PTN), João Taxista (PRP) e Geraldo Barbudo (PSD), novatos.
Com o poderio do eleitorado feminino que também colocou uma mulher no comando da prefeitura (Madalena Britto, reeleita), a Casa James Pacheco pode ter à frente uma mulher para comandar os destinos da câmara entre 2017 e 2018. Na disputa estão já dois nomes: a estreante Cybele Roas (PP), que anunciou seu nome em entrevista à rádio Itapuama FM, e a experiente Célia Cardoso (PSB), que entra em seu 8º mandato e é profunda conhecedora da casa legislativa.
Com a declaração de Everaldo Lira na noite desta segunda-feira (31), a vereadora socialista sai na frente na contagem de apoio na disputa pelo comando da mesa diretora da Casa James Pacheco. A eleição para a mesa diretora da Câmara de Vereadores acontece no dia 1º de janeiro, logo após a posse dos parlamentares e da prefeita eleita.
Do blog A Folha das Cidades
Nenhum comentário:
Postar um comentário