terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Saúde em Buíque está na U.T.I. aponta relatório com mais de 500 páginas e cerca de 620 fotografias


Uma saúde na U.T.I., em quase estado de óbito. Esse foi a conclusão que chegou a nova equipe de profissionais que está a frente da secretaria de saúde de Buíque, após a apresentação de um relatório contendo mais de 500 páginas e serca de 620 fotografias, que mostram desde a completa falta de estrutura física dos PSFs, a escaces de equipamentos, as péssimas condições de trabalho oferecidas aos profissionais, e a falta de atenção por parte do ex-prefeito e sua secretária de saúde.




"Queria mostrar muitas coisas bonitas a vocês, mas infelizmente não seria a realidade que nós encontramos", disse Soraya Oliveira, Coordenadora da Atenção Básica de Saúde do município, que acrescentou: "As imagens mostram as condições de trabalho que tivemos nos últimos oito anos. Estávamos dentro de estruturas extremamente sucateadas, com total falta de apoio e parcerias", disse.


O relatório foi apresentado na última segunda-feira (9), no Momento de Acolhimento das Equipes de Atenção Básica, promovido pela secretária de saúde Janice Rodrigues. O evento contou com a presença de todos os profissionais das equipes responsáveis pela atenção básica no município e a nova equipe de coordenadores, além de o prefeito Arquimedes Valença e o vice-prefeito, o médico Dílson Santos.


De todos os relatos, um dos que chamou mais atenção foi o da nova Coordenadora do PNI, Michelle Novaes. Ela contou que ao assumir o seu local de trabalho se deparou com "computadores zerados", sem nenhum software dos programas do governo instalados. Ela alertou que sem o sistema de informação, a principal prejudicada é a coleta de dados em relação aos números de vacinas aplicadas ao longo dos anos.

A coordenadora relatou ainda que encontrou cinco geladeiras domésticas, que eram usadas para armazenar as doses de vacinas. Michelle contou que devido as altas temperaturas apresentadas pelos eletrodomésticos, cinco mil doses foram perdidas no municípios.


Apesar dos números negativos apresentados, o que não faltou foi promessas de empenho e determinação para oferecer uma saúde de qualidade a população. A secretária Janice Rodrigues, garantiu que não medirá esforças para que os profissionais tenham melhores condições para que possam desenvolverem um trabalho digno para a população, mas alertou que também cobrará resultados das equipes.


Já o médico e vice-prefeito Dr. Dílson, pregou a união e o engajamento de todos os profissionais para que a população, especialmente os mais carentes, tenham acesso a uma saúde de qualidade. Com esse novo jeito de fazer saúde no município, o médico aposta  na diminuição dos índices negativos, que há anos colocam o município de Buíque como um dos piores do Estado, no quesito saúde pública de qualidade.


O prefeito Arquimedes lembrou que ainda no período de campanha, todas as pesquisas apontavam que uma saúde de qualidade era o maior anseio da população, e logo a colocou como umas das prioridades do seu governo. O Chefe do Executivo Municipal lembrou o momento de crise que o País enfrenta, mas garantiu que todos os recursos possíveis serão destinados a pasta, para que os profissionais tenham condições dignas para proporcionar um trabalho de qualidade.

Arquimedes parabenizou a secretária pela escolha da equipe, e garantiu que estará sempre a disposição para ouvir os anseios da categoria, e buscar mecanismos que possam resolver os problemas. E a primeira boa notícia foi que cada equipe terá um veículo a disposição para agilizar e facilitar as ações desenvolvidas pelas equipes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário