domingo, 2 de julho de 2017

Uma verdadeira aula de cultura popular encerra a temporada junina na cidade de Venturosa


Uma overdose de cultura popular e uma verdadeira aula de tradições nordestinas para os nossos jovens. Assim foi o Arraiá da Rua Manoel Moreno, que aconteceu na noite de ontem (1) e encerrou a temporada das festividades juninas na cidade de Venturosa. Para organizar uma festa tão bonita e original, só mesmo uma pessoa que estuda e conhece como poucos as nossas tradições e as manifestações culturais típicas da nossa região, como é o caso da ex-diretora de cultura do município, a professora Iraneide  Alexandre, idealizadora do projeto junto com o ex-prefeito Ernandes. Em entrevista a equipe do blog, Iraneide não escondeu a alegria de ver o sucesso e o reconhecimento de um trabalho feito com muita determinação, e acima de tudo, com muito amor.


“Pra mim tudo isso é muito emocionante, porque sou uma amante da cultura. Nós trabalhamos muito nos últimos dias, e ver tudo isso acontecer dessa forma linda, é muito gratificante”, disse Iraneide, que destacou o fato de o evento ser totalmente apartidário, contando com as presenças e o apoio de todas as correntes políticas do município.


“O que me deixa muito feliz também é saber que estão aqui hoje, todas as lideranças políticas do nosso município. O nosso evento é uma festa multicultural, de todas as cores, porque cultura é isso, ela não exclui e nem divide ninguém, pelo contrário, como estamos vendo aqui hoje, ela nos une. Tivemos muitos apoios para que essa festa acontecesse. O grupo vermelho, na pessoa de Adriano do Posto contribuiu, a prefeitura municipal, o comércio e várias pessoas que contribuíram com o que podiam para fazermos essa festa linda”.


O evento contou com a participação de artistas e grupos culturais pratas da casa e também de cidades como Agrestina, Caruaru e Recife. De Caruaru vieram a banda de pífano Arrasta Pife e o Grupo Asa Branca. Já da capital pernambucana veio a banda eu Januário, que botou todo mundo pra dançar o autêntico forró pé-de-serra, além de várias profissionais e alunos do colégio Souza Leão.


“Estou muito contente em encontrar essa cultura viva pelas ruas de Venturosa. Ver as pessoas, as famílias, é muito importante para as crianças vivenciarem isso, ao invés de só escutarem os mais velhos dizendo de como era bom no passado. Aqui elas estão vivenciando isso também. Ano que vem estaremos aqui novamente, com um grupo ainda maior. Eu não imaginava a dimensão dessa festa. Ano que vem quero trazer ainda outros grupos”, promete Milvio Leite, do grupo Asa Branca.


Quem marcou presença no evento e bateu um papo com a equipe do blog foi o ex-prefeito Ernandes Albuquerque, que mostrou muita disposição e preparo físico para dançar quadrilha na maioria dos arraiás das ruas da cidade e também na zona rural. O ex-prefeito não escondeu o orgulho de ter criado o projeto e vê-lo tomar uma grande proporção no município.

É muito gratificante quando vemos um projeto que resgatamos dá certo e tomar uma proporção tão grande. Nós resgatamos essa tradição que estava esquecida há muitos anos, graças a Deus tivemos a ideia de devolver essa tradição ao nosso povo e agora estamos vendo esse sucesso e a cada ano que passa o projeto vem crescendo e melhorando. Isso pra um gestor é muito gratificante”, diz o ex-prefeito.


Quem também marcou presença e bateu um papo com a equipe do blog foi o jovem empresário e presidente da Associação dos Amigos de Venturosa, Adriano do Posto, que destacou o lado econômico do evento, o qual considerou a maior festa do São João de Venturosa.

“É muito gratificante saber que com coragem e entusiasmo, se consegue fazer uma festa de qualidade pra nossa população. Uma festa como essa movimenta o comércio local e aquece a nossa economia, movimentando os salões de beleza da nossa cidade, as lojas, os supermercados, os barraqueiros, vendedores de bebida e os restaurantes. Fico muito feliz em estar colaborando para a realização da maior festa do São João de Venturosa”, disse Adriano, que destacou também a importância da preservação da nossa cultura para as novas gerações.


“É importante que os nossos jovens vejam e também vivenciem a nossa cultura e saibam o que os nossos antepassados fizeram pela nossa cidade. Eles precisam saber que a nossa tradição é feita de muito forró, xaxado e baião, e isso nós vemos desde pequeno. É assim que os nossos jovens devem ser criados, vendo toda essa cultura pra assim manter esse legado dos nossos antepassados”.


A festa teve de tudo. Casamento matuto, quermesse, quadrilha junina e muito forró pé-de-serra com a banda Seu Januário, que botou todo mundo pra dançar bem agarradinho, como manda a tradição junina.

Clique aqui e confira todas as imagens dessa festa maravilhosa!!!

2 comentários:

  1. Sou de Recife e fui a Venturosa pela primeira vez. Amei!!! Uma verdadeira aula de cultura nordestina! Com certeza quero voltar a essa cidade tão acolhedora. Gostaria de agradecer a todos pela hospitalidade, em especial a Iraneide, uma anfitriã nota mil.

    ResponderExcluir
  2. Eu quero aproveitar esta oportunidade. Tenho que agradecer muito ao Dr. Wealthy por ter recuperado meu ex-marido. Depois de 7 anos de casamento, meu marido me deixou por outra mulher. Fiz tudo o que pude para recuperá-lo, mas tudo o que fiz foi em vão. Fiquei triste, mas não perdi a esperança de tê-lo de volta porque tinha fé em Deus. Então eu pesquiso on-line sobre como recuperar meu marido, e me deparei com um post do Dr. Wealthy sobre como ele ajudou uma dama a recuperar seu ex, eu o contatei e contei a dor que estava passando, ele me contou o que fazer e eu fiz isso, então ele lançou um feitiço de amor para mim 48 horas depois meu marido me ligou e me disse que ele sente muito pelo que fez e que ele sente muito a minha falta, mais tarde ele voltou para casa e implorou por meu perdão, desde então nosso amor ficou mais forte. Para as coisas maravilhosas que o Dr. Wealthy fez por mim, seria injusto para mim não deixar o mundo inteiro saber que um feiticeiro tão poderoso vive. Se você quiser receber de volta seu e-mail ex rápido Dr. Wealthy em wealthylovespell@gmail.com ou adicioná-lo no WhatsApp +2348105150446

    ResponderExcluir