segunda-feira, 15 de maio de 2017

Buíque realiza a sua 1ª Mostra de arte e artesões locais comemoram o apoio e o incentivo do governo municipal


Há quase uma década esquecidos pela gestão municipal, os artistas locais e as tradições culturais de Buíque, voltam a receber a atenção, o apoio e o respeito do governo. A prova disso foi a realização da 1ª Mostra de Arte Municipal, “Mãos que Faz”, que aconteceu no Clube Municipal durante os dias 11 e 12 desse mês, e fez parte da programação oficial das comemorações dos 163 anos de Emancipação Política do município. A mostra reuniu trabalhos de vários artistas locais e recebeu a visita de centenas de alunos das escolas da cidade e também dos distritos, além de populares que, apesar das obras serem feitas por artistas genuinamente buiquenses, não conheciam e nem faziam ideia do potencial artístico e cultural do município.


“É inadmissível que um município com o potencial turístico e cultural que Buíque sempre teve, os nossos artistas não recebam a atenção e o apoio necessários do governo municipal. Desde o início da gestão do preceito Arquimedes, estamos trabalhando muito para resgatar a nossa cultura, o turismo, os esportes e as nossas tradições, que são riquíssimas”, disse o secretário de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer Esildo Barros, que acrescentou.

“Estamos empenhados e dar visibilidade a esses artistas, para que eles possam expor e vender os seus trabalhos, e com isso incrementem as suas rendas e consequentemente aqueça a nossa economia. Estudos já mostram que o turismo é o seguimento que mais cresce no Brasil e aquece a economia. E aqui em Buíque, além de tantos artistas e tradições culturais, ainda temos o Vale do Catimbau, com uma fonte inesgotável de riquezas naturais e um potencial turístico impressionante”.


A diferença já é sentida pelos próprios artistas, que comemoram essa nova fase e não escondem o orgulho de expor as suas obras aos conterrâneos.

“Pra mim foi uma ótima experiência. É muito bom poder expor o meu trabalho em minha terra natal, mesmo sabendo que uns 80% ainda não o conhecem, apesar de eu ter um bom currículo lá fora, e aqui em minha cidade ainda ser pouco conhecido. Mas é muito bom vermos os nossos conterrâneos apreciando o nosso trabalho e nos parabenizando por uma arte que já faço há 18 anos”, disse Luiz Benício, artistas famoso em todo o Brasil, com obras expostas em vários Estados. Recentemente, o artistas teve obras suas expostas na novela da Rede Globo, A Lei do Amor, que lhe rendeu o convite para participar do programa Encontro com Fátima Bernardes e do último capítulo da novela.

O artista reconhece o trabalho que a prefeitura municipal, através da secretária de turismo e cultura, vem realizando no município, e não esconde o otimismo com a nova gestão municipal.

“Nos últimos quatro meses, é como que a nossa cultura teve uma evolução de 20 anos, porque sabemos que Buíque estava no esquecimento, e durante os últimos 08 anos, não só eu, mas artesões de Buíque ficaram no anonimato. Aqueles que não podiam levar o seu trabalho mais adiante tiveram que parar porque não contaram com o apoio do governo municipal. Mas hoje temos a honra de dizer que temos um governo que trabalha e que está voltado a apoiar a cultura, a arte, o desenvolvimento e o turismo”, comemora o artesão.



Famoso por apoiar os seguimentos culturais e turísticos do município nos seus três mandatos anteriores, Arquimedes visitou a mostra e se encantou com o trabalho dos expositores. Acompanhado do secretário Esildo Barros, os prefeito cumprimentou e conversou com os artistas, manifestando o desejo de criar um local permanente na cidade, onde os artistas possam expor e comercializarem as suas obras.


No local, ainda foram expostos várias medalhas e troféus de esportistas buiquenses, que já ultrapassaram as fronteiras do nosso Estados, disputando até competições em outros países e trazendo medalhas para o nosso município.  





























Nenhum comentário:

Postar um comentário