sexta-feira, 27 de setembro de 2024

ELEIÇÕES ARCOVERDE | Na reta final, Zeca dispara na liderança, aponta nova pesquisa DataTrends


O ex-prefeito Zeca Cavalcanti (PODE), caminha a passos largos, no seu projeto de retornar a prefeitura municipal após 12 anos do fim do seu segundo mandato, é o que aponta os números da nova pesquisa do Instituto DataTrens, divulgados na madrugada dessa sexta-feira, pelo blog de Edmar Lyra. 

Conforme o levantamento científico, quando são considerados apenas os votos válidos, Zeca aparece disparado com 71% dos votos, contra 28% da socialista Madalena Britto e 1% do bolsonarista João do Skate. Uma diferença de 43 pontos percentuais da sua principal adversária.

O Instituto pesquisou vários cenários. No espontâneo, Zeca aparece com 64%, contra 25% de Madalena e 1% de João do Skate. Não sabe ou não respondeu, somou 10%. Já na estimulada, quando é apresentado ao eleitor um cartão com o nome dos candidatos, Zeca soma mais 4 pontos percentuais e chega a 68%, seguido de Madalena com 27% e João do Skate com 1%.

A pesquisa também mediu o potencial de votos dos três candidatos. Nesse cenário, 68% disseram que votariam com certeza em Zeca, 5% afirmaram que poderiam votar e 25% disseram que não votariam de jeito nenhum. 2% não soube ou não respondeu.

A ex-prefeita Madalena Britto conta com 27% dos eleitores que disseram que votariam nela com certeza, 7% respondeu que poderia votar, e a grande maioria, 63%, afirmou não votar de jeito nenhum na socialista. Não conhece suficiente, somou 1%, enquanto não souberam ou não responderam, somou 2%.

Já no bolsonarista João do Skate, 1% respondeu que votaria com certeza, 11% poderia votar e 83% afirmaram não voltar de jeito nenhum no candidato de Bolsonaro em Arcoverde. Não conhece suficiente, somou 3% e não soube ou não respondeu 2%.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número PE-05735/2024. A margem de erro é de 4,9 pontos percentuais e o grau de confiança de 95%. Foram ouvidos 400 eleitores nos dias 23 e 24 de setembro.

A medida que a disputa vem afunilando, e levando em consideração os números divulgados por todos os institutos de pesquisa nas últimas duas semanas, o candidato Zeca Cavalcanti deve retornar à prefeitura aplicando uma derrota histórica à ex-prefeita Madalena Britto.